Antes de mais nada, contarei como me inspirei para criar o bolo do filme: A Forma da Água.
Para a criação de um bolo de aniversário, muito trabalho é investido.
Agora, não basta apenas assar, rechear e confeitar, existe um processo inicial muito importante onde todas as outras etapas irão se basear.
Algumas perguntas importantes
- Sabe qual é? O desenho de como o bolo será!
- Quantos andares terá?
- Qual o tema?
- Quais cores irão fazer parte de sua paleta?
- Será um bolo estruturado com pasta americana?
- Que elementos decorativos irão compor o trabalho de uma forma que fique visualmente agradável?
Em algumas situações, ainda mais quando o tema é bastante utilizado em eventos, existe uma maior facilidade nesse sentido e possibilidade de se basear em referências já existentes.
Mas quando se trata de algo mais diferenciado a criatividade e harmonização tem de rolar soltas!
Além de confeiteira sou apaixonada por cinema, então nada me agrada mais do que sempre juntar os dois gostos em um lugar só.
Assim, desde a época de faculdade, por vezes, crio algumas representações de cenas e personagens que amo, tendo como única referência os próprios filmes e suas cores.
Já me baseei em filmes como Laranja Mecânica, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Moonrise Kingdom e A Forma da Água…
O bolo A Forma da Água
A Forma da Água é um filme que, além de lindo pelo romance dos personagens, traz uma protagonista diferente das princesas de contos de fada, sendo uma mulher mais madura, independente e forte que acaba resgatando o personagem que ama.
Contudo, o filme também traz bastante discussões de representatividade, apresentando personagens mudos, negros e homossexuais e mostrando o homem branco como o vilão da história.
Não poderia perder então a oportunidade de fazer um bolo com um tema tão lindo e cheio de nuances!
Para criar a decoração da obra de Guillermo del Toro, por exemplo, quis utilizar cores e contrastes que tratassem o lado obscuro que é marca registrada do diretor. Fiz cada andar sempre remetendo a um dos cenários mais importantes de toda a trama. Começando pelo maior, onde há o fundo do mar, subindo para o cinema onde ocorrem diversas cenas do filme e finalizando no banheiro de Elisa, onde quis retratar uma das cenas mais românticas e fofinhas de toda a história!
Mostrei também, em contrapartida além dos personagens, pontos que destaquei como muito relevantes: o calendário, o sapato vermelho perdido e os ovos que eram a forma como a protagonista alimentava a criatura.
Por último, foi com esse olhar e carinho que criei o bolo de um dos meus filmes preferidos… ao som de uma trilha sonora única feita por Alexandre Desplat e tentando trazer à vida toda a magia que a história me proporcionou.