A celebração do Dia dos Pais originou-se nos Estados Unidos em 1909, quando Sonora Louise Dodd, desejando homenagear seu pai que sozinho criou seis filhos após a morte da esposa, iniciou a tradição. A data oficializou-se apenas em 1966, fixando-se em 3 de junho nos Estados Unidos.
Já no Brasil, se tornou oficial no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, padroeiro e patriarca das famílias. Atualmente é comemorado no segundo domingo de agosto.
Porém, registros históricos apontam que homenagear os pais é costume há mais de 4 mil anos! Hoje as datas variam de acordo com os países e tradições.
É importante lembrar que cada família tem a sua forma de comemorar, celebrar e demonstrar amor e carinho para a figura paterna!
Entrevista
Conversamos a Psicóloga Maria Fernanda Martins para discutir melhor a importância da figura paterna na vida das crianças.
P: Como se manifesta a importância da figura do pai na vida da criança?
R: O pai é uma figura de apoio imprescindível que junto com a mãe forma um equilíbrio emocional ideal para o desenvolvimento de vínculos e interação afetiva. A figura paterna ajuda a desenvolver habilidades, a constituição da personalidade, a estabelecer limites, na formação de caráter, bem como a estabelecer relações sociais saudáveis.
P: Se a figura do pai não está presente, quem pode exercer essa função e de que maneira?
R: É comum que a figura paterna seja exercida por um tio, avô, um irmão mais velho ou um padrasto mas hoje as constituições familiares estão sendo reconfiguradas de forma que o fundamental é mesmo a manifestação de afeto e contínuo apoio no desenvolvimento e na estrutura emocional dessa criança.
P: É importante que o relacionamento entre pai e filho seja estabelecido desde a primeira infância?
R: Sim. Crianças que sentem o apoio do pai se tornam adultos mais seguros e confiantes. Já as crianças que se sentem pouco aceitas ou rejeitadas podem se tornar socialmente retraídas. Quando a representação do pai é ausente a sensação de insegurança pode se manifestar ao longo de toda a vida e muitas vezes gerar hostilidade nas relações sociais, de trabalho e principalmente afetivas. Por isso, é tão saudável que nessa ausência alguém possa cumprir essa função de forma afetiva, consistente e contínua.
___________________________________
A Gâteau de Mariée
Nós da Gâteau de Mariée reconhecemos que assim como as mães, os pais também gostam muito de se envolver na participação das comemorações e de seus desenvolvimentos.
Entendemos também que, independente de qual pessoa ocupa essa função na vida da criança, o que importa mesmo é a celebração da vida e da oportunidade de se ter uma família!
Desejamos um feliz dias dos pais para todos os nossos clientes!
Cheio de muito amor e doces. 🙂