Você sabe como são comemorados os aniversários ao redor do mundo?
Aqui no Brasil, é costume comemorar com a família e amigos, receber presentes e a festa é sempre acompanhada de bolo, refrigerante, brigadeiros, bexigas e salgadinhos… Que delícia!
Mas nem todas as festas são assim em outras parte do mundo.

Vietnã:
No Vietnã não se comemora o aniversário na data específica do nascimento e sim na passagem do ano novo chamado de Tet, que também é uma espécie de aniversário coletivo. Nessa ocasião todos passam a contar mais um ano de vida!
China:
Na China, nada de bolos ou balões. As comemorações são recheadas de comidas e é comum as crianças receberem porções de macarrão muito longos que simbolizam a longevidade. Quanto mais tempo ela levar para comer sem quebrar o macarrão, mais longeva ela será. Recebem também ovos pintados de vermelho que simbolizam a renovação da vida. A celebração mais importantes para eles é quando o bebê completa um mês de vida.
Israel:
Israel é conhecido por ser um país onde a maior parte da população segue o judaísmo. Lá é bastante comum o Bat e Bar Mitzvah. É uma cerimônia que insere o jovem como membro maduro na religião judaica. As meninas comemoram aos 12 anos e os meninos aos 13. É nessa idade que são considerados maduros para assumir responsabilidades da religião.
Finlândia e Dinamarca:
O aniversário nesses países também é uma forma de demonstrar o patriotismo. Uma bandeira é hasteada em frente a casa para saber que ali se encontra um aniversariante. Os presentes também são colocados em volta da cama dele enquanto ele dorme.

Rússia, Sérvia e Bulgária:
É comum nesses países de fiéis da igreja Ortodoxa batizar seus filhos com nomes de santos. Então, os aniversários são comemorados no dia do padroeiro.
Japão:
No Japão o aniversário de 5 anos é considerado o mais especial para o meninos, já que era nessa idade que na época dos samurais eles eram apresentados como guerreiros. Para as meninas, o aniversário de 7 anos é o mais esperado pois elas recebem seu primeiro quimono. No dia 15 de Novembro é tradição homenagear as idades de três, cinco e sete anos, então os pais levam seus filhos para rezar no templo e presenteiam com doces.
Inglaterra:
Na Inglaterra é comum colocar um objeto simbólico como uma moeda dentro do bolo e quem encontrar terá prosperidade e fortuna.
México:
É bem comum no México a comemoração com uma piñata, que é um bichinho feito de papel crepom colorido, e recheado de balas e doces. O aniversariante deve bater nela com os olhos vendados para estourar e deixar os doces caírem. No México também é comum as festas super produzidas para meninas aos 15 anos, as chamadas Quinceañeras. Outra fato interessante é que é bastante comum cantar a música “Las Mañanitas” ao invés de parabéns a você.
Através de todas essas curiosidades sobre culturas diversas, o que é importante destacar é que mesmo os aniversários ao redor do mundo sendo comemorados de formas diferenciadas, sempre buscamos estar cercados por pessoas que amamos nos marcos de nossas vidas.