Bolo do Filme – O Gato da Cartola


Para a criação de um bolo como o do filme O Gato da Cartola é sempre um prazer particular, pois além de tudo são baseados em livros e, da mesma forma como cultivei admiração e carinho por filmes e seriados durante toda a vida, devo dizer que o mesmo ocorreu com a literatura.

Conexão com a História


Desde muito nova tive curiosidade por aprender palavras, ainda mais quando eram acompanhadas de uma boa e colorida ilustração. Por esse motivo lembro do primeiro livro que li sozinha e ainda o guardo em minha estante com muito carinho; juntamente com diversos outros mundos, épocas e histórias que, não só fazem parte da minha caminhada, mas me marcaram e moldaram.

Os anos se passaram e a literatura se tornou mais densa, as páginas se tornaram menos coloridas, as palavras mais difíceis, os romances mais complexos e os desfechos muitas vezes fora do “felizes para sempre”, mas devo dizer que algo sempre me faz voltar aos livros infantis. Talvez seja pelo lado artístico que sempre enche os olhos trazendo a tona a criatividade e beleza dos contos, talvez seja por me levar de volta a uma época de vida, ou por todas as histórias sempre terem uma lição incrível, mas mais provavelmente por ser uma junção de todas as alternativas anteriores!
De qualquer maneira, até hoje sempre preciso passar na seção infantil das livrarias e gastar algum tempo ali (muitas vezes levando algum exemplar para casa).
Sendo em solo brasileiro, ou em qualquer outro lugar que decido visitar nenhum autor me foi tão curioso e inspirador quanto o Dr. Seuss…

Gabriela de Sá - Matheus - Grinch
Gabriela de Sá – Matheus – Grinch

Quem foi Dr. Seuss?

Theodor Seuss Geisel nasceu em Springfield, Massachusetts em 2 de março de 1904, mas seu primeiro livro só foi publicado no ano de 1937 após ser recusado por 27 editoras!
Desde criança tudo ao seu redor servia de inspiração para a criação de histórias e ilustrações e quando cresceu nada disso mudou, tanto que foi em sua fase servindo ao exército, na Segunda Guerra Mundial, que tirou suas ideias para os livros “Horton e o Mundo dos Quem!” e “Como Grinch Roubou o Natal”, clássicos da sua literatura que até mesmo se tornaram longa-metragem nos dias de hoje. Também tirava inspirações de todas as diversas viagens que fez pelo globo.

Gabriela de Sá - Camiseta Grinch - Bolo O Gato da Cartola
Gabriela de Sá – Camiseta Grinch – Bolo O Gato da Cartola

Dr. Seuss era conhecido por ser alguém muito brincalhão e cheio de pegadinhas. Usava diversos chapéus fora do comum, o que se tornou uma de suas particularidades e foi a inspiração para a criação de um de seus personagens mais icônicos “O Gato da Cartola”. Ali se iniciou seu projeto de incentivo a crianças em processo de alfabetização a se empolgarem com a leitura. Criando uma história que utilizava o mínimo de palavras possíveis (236 para ser mais exata), muita rima, ilustrações extremamente coloridas e muita imaginação, Theodor começou a encantar uma geração.

Geisel teve uma vida marcada por sua filantropia, incansáveis rimas, criatividade sem limites e por ser um pintor, escultor e ilustrador muito talentoso. Suas obras estão espalhadas em galerias de arte por toda a América até os dias de hoje.

Todo o seu talento e amor por simplificar e transformar lições de vida em contos infantis, o tornou em um dos maiores escritores de seu país! Suas histórias inteligentes e seus personagens fora do comum foram motivo de criações de produtos licenciados, filmes, museus e parques de diversão.
A beleza de cada um de seus ensinamentos de forma pura e clara, a utilização de cores sempre fortes e marcantes e a sonoridade de sua escrita, me fizeram pular de alegria ao receber o pedido do bolo de um de seus livros…

Criação do bolo O Gato da Cartola


Para a comemoração do quarto mês da bebê Maya a família optou pelo bolo do “O Gato da Cartola”. Para quem não conhece ainda o livro, talvez já tenha visto os elementos no filme “O Gato” (2003) que conta com a participação de Mike Myers, Dakota Fanning e Alec Baldwin, ou através do novo desenho exibido no Discovery Kids “ O Gato da Cartola Tem de Tudo na Cachola”.

Bolo do Filme - O Gato da Cartola - Zoom
Bolo Zoom

Sendo composto por elementos fantasiosos, peculiares e de traços e cores únicas quis que o trabalho fosse como uma das páginas do livro. Utilizando traçados irregulares, contorno em cada um dos elementos de forma a remeter a uma ilustração e dispondo marcas fundamentais da história pelo bolo, como o emblemático chapéu do Gato, o símbolo da “coisa 1” e “coisa 2” e o peixe que reclama o tempo inteiro na história, tentei recriar da forma mais fiel possível o trabalho de alguém que traz à tona a criatividade e imaginação de gerações!

Bolo do Filme - O Gato da Cartola - Peixe
Zoom – Personagem Peixe

Com uma história linda e trabalhos que saltam aos olhos e falam ao coração, Dr. Seuss tem sido uma inspiração particular de vida, então certamente que fazer algo em sua homenagem foi um de meus trabalhos mais divertidos e gratificantes dos últimos tempos.

Bolo do Filme - O Gato da Cartola
Bolo do Livro – O Gato da Cartola

Para aqueles que querem incentivar a leitura de seus filhos pequenos, os que ainda tem um lado criança dentro de si, para os que gostam de ilustrações e de mundos fantasiosos ou quem simplesmente encontra beleza na sonoridade de rimas e em contos bem escritos com lindas lições de moral, recomendo fortemente a busca por livros desse autor fascinante! Ou ao menos por uma das animações baseadas em suas obras. 🙂

Citações do Dr. Seuss


“I like nonsense, it wakes up the brain cells. Fantasy is a necessary ingredient in living.”
― Dr. Seuss

“You have brains in your head. You have feet in your shoes. You can steer yourself any direction you choose. You’re on your own. And you know what you know. And YOU are the one who’ll decide where to go…”
― Dr. Seuss, Oh, the Places You’ll Go!

“Why fit in when you were born to stand out?”
― Dr. Seuss

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar este site, assumiremos que concorda com nossa Política de Privacidade.